+55 (11) 999150022
contato@sergiocardoso.org

05 / 07 / 2016

Como o poder da nuvem pode salvar o seu negócio
Conheça a infraestrutura e serviços da Amazon

Vivemos numa época em que o valor da informação de qualidade vale mais do que recursos e tecnologia. Costumo dizer que a valorização da informação neste novo momento em que vivemos torna-a o principal ativo virtual de cada empresa.

O termo Cloud tem se tornado cada vez mais popular entre os desenvolvedores, empresários e amantes de tecnologia, além de estar cada vez mais consolidado que a computação em nuvem veio pra ficar, mas você realmente sabe do que se trata ?

Toda a informação que trafega na internet necessita de um local para ser armazenada, normalmente em servidores, maquinas físicas, que estão instalados em algum lugar no planeta, normalmente algum imenso data center ou no computador de sua casa ligado 24 horas por dia, que você não pode desligar pois necessita dessas informações a qualquer momento, ex: contratos, recibos, relatórios e por ai vai.

O grande problema é justamente em caso de algum desastre físico no equipamento. Suponhamos que aquele seu PC eternamente ligado seja desligado por falta de luz, ou ainda que seu moderno no-break não aguenta ficar mais de 5 horas e finalmente desliga a máquina.

Este é o grande benefício da “nuvem”, a redundância da informação, ou seja, caiu um servidor instantaneamente um segundo servidor sobe (é ligado) e a informação é restabelecida e você não precisa nem se preocupar em qual localidade seus dados estão disponíveis, o fato é que simplesmente eles estão “voando na nuvem”!

Amazon Web Services
Um dos grandes serviços que temos disponível no mercado em termos de desenvolvimento Cloud para aplicações web, mobile e empresariais é a AWS – Amazon Web Services.

A Amazon com todo seu conhecimento e competência na construção da amazon.com (hoje a maior loja virtual de produtos no mundo) consegue de uma forma simplista, digamos assim, compartilhar com o resto do mundo suas soluções e serviços.

Os serviços da AWS são tão extensos que valeriam um artigo para cada um deles, mas gostaria de frisar alguns:

  • Elastic Cloud (EC2) – servidores virtuais que sua empresa pode adquirir por um período de tempo (Reserved Instances), por hora de uso (On Demand) ou até mesmo apenas para processar alguma informação (Lambda).
  • Load Balancer e Auto Scaling – É possível desenvolver um ambiente que através de alarmes identifica o momento ideal para iniciar um novo servidor e ampliar a disponibilidade da aplicação, tudo isso de forma automática e simples.

E outros serviços importantes como o S3, RDS, Elastic Cache, Beanstalk, IoT, Dynamo, SES, etc, cada um abordando um segmento da computação (banco de dados, cache, internet das coisas, armazenamento, e-mail, etc).

Fale frisar que a Amazon só cobra pelo recurso que você utilizar, ou seja, você não paga nada além do que consumir. Em termos práticos se a sua informação ou aplicação não demanda um alto fluxo de acesso pode ser mas vantajoso uma hospedagem compartilhada de custo fixo, mas por outro lado, se a aplicação demanda picos de tráfego momentâneos ou ainda muito fluxo de I/O, segurança, banco de dados, criptografia, e-mails, etc, aí sim a AWS nesse conceito de precificação é um ótimo custo benefício.

Finalizo aqui essa pequena apresentação da AWS, e nos próximos artigo falarei um pouco mais detalhadamente sobre como iniciar na prática seu ambiente computacional na nuvem.

Até lá.

comentários deste post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sérgio Cardoso
Desenvolvedor de sistemas
e jogos em 3D
Desenvolvedor de sistemas (web e mobile), games e aplicativos 3D construíndo todo a arquitetura do projeto programando todo o backend e frontend assim como sua implementacao e documentacao.
certificações
download do currículo
dupla cidadania
projetos próprios
Contato
desenvolvimento
profissional
Entre em contato para orçamentos, consultoria ou planejamento de seus projetos web, mobile, games ou sistemas integrados ou para maiores detalhes sobre os projetos que desenvolvi.
TELEFONE: +55 11 999150022
E-MAIL: CONTATO@SERGIOCARDOSO.ORG
sérgio cardoso, made with in wordpress.